O patchwork e Sua Origem

A palavra patchwork vem da língua inglesa e significa trabalho com retalhos de tecidos. O trabalho em si é o processo de costurar esses pedaços de tecido até formar uma peça maior – o bloco – e a união dos blocos, ou peça final, é chamada de tampo. Ao tampo junta-se mais duas camadas, a manta e o forro. Esse trabalho finalizado e devidamente costurado é chamado de quilt.

Manta e forro

Manta e forro

Essa técnica conta com uma passagem bastante longa em sua história: começando muitos milhares de anos antes de Cristo, na época das civilizações antigas, encontrado nas tumbas de faraós; posteriormente aquecendo soldados europeus na época das Cruzadas e durante o século XVII viajando para a América do Norte pelos peregrinos ingleses fugidos das perseguições.

Enfim desembarcada na Ámerica, a técnica de quiltar virou uma atividade meramente feminina, sendo um dos poucos momentos em que seus maridos permitiam as saídas delas de casa. Esses homens acreditavam que “mãos ocupadas” não deixavam espaço para “maus pensamentos”. E assim, as quilteiras usavam esse momento de socialização e aparente liberdade para aperfeiçoar a técnica e realizar trabalhos mais demorados, o que rendiam mais momentos juntas.

Quinteiras em ação

Quinteiras americanas em ação

Com essa motivação de um encontro para relacionamento, de intimidade e cumplicidade, o patchwork foi deixando suas características meramente funcionais para ganhar uma função decorativa. Daí para uma tradição familiar, passada de mãe para filha. Daí às grandes guerras, que levaram as mulheres para o trabalho fora de casa. O patchwork perde força. Eis que chega o movimento hippie e sua causa “paz e amor”, com características artesanais nas roupas e essa arte ressurge do seu silêncio. A tecnologia e novos instrumentos ajudaram a espalhar e estabelecer de vez o “movimento quilt”.

Movimento hippie e o quilt.

Movimento hippie e o quilt.

Hoje, nos Estados Unidos, o patchwork é considerado patrimônio histórico pelo imenso desenvolvimento da técnica em solo norte americano. No Brasil, nos tempos idos, os escravos faziam o que ficou conhecido como o patchwork brasileiro, o famoso fuxico, mas foi apenas na década de 80 que surgiram ateliês ensinando o patch tradicional.

Obra de arte - patchwork

Obra de arte – patchwork

O patchwork pode ser considerado uma obra artística. Seu desenvolvimento pede conhecimento de proporções, muita observação, cálculos matemáticos, mas acima de tudo muito amor e muita entrega.

Exposição de arte - trabalhos em patchwork

Exposição de arte – trabalhos em patchwork

No mês passado comemoramos o Dia Mundial do Patchwork. Em diversos parques da cidade de São Paulo artesãos se reuniram para costurar blocos cuja peça final tinha como destino associações beneficentes. Na página oficial do Charms Ateliê você poderá encontrar alguns posts sobre o dia 20 de junho.

O patch continua unindo as pessoas! Viva!

Fontes de pesquisa: Ganhe Mais Circulo, Wikipedia e All People Quilt.

 

 

A Técnica Matizes Dumont e a Espontaneidade

Tudo começou quando Dona Antônia foi “convidada” por sua mãe para iniciar alguns afazeres dentro de casa, com o intuito de diminuir o tempo da filha brincando na rua. Os ensinamentos da matriarca Antônia Zulma Diniz Dumont diretamente para seus cinco filhos e agora para a terceira geração brincam com a arte de ilustrar em tecidos com linhas usando pontos clássicos do bordado.

Matriarca Matizes Dumont

Matriarca Matizes Dumont

A maestria do uso dos pontos cheio, atrás, corrente, matiz, nó francês, espiga, chavon, pé de galinha, entre outros, são apenas algumas técnicas que o Grupo se utiliza para trazer a brincadeira, o lúdico, a poesia, a alegria das cenas do dia-a-dia para as ilustrações das suas obras.

Lúdico

Lúdico

A espontaneidade no criar vem do mesmo lugar onde a arte toca o coração do observador. Garantem os Dumont: “Fizemos um opção de arte que tem como eixo a linha da imaginação solta. Que nosso imaginário nos guie – é o que falamos para nós mesmas cada vez que iniciamos um projeto”.

IMG_1156

As mãos viram meros instrumentos para colocar emoção e alma na arte. É assim mesmo que a família se propõe a criar, ilustrar e encantar a todos. Esses mineiros de Pirapora, que sempre tiveram a paisagem do Rio São Francisco como inspiração, um cenário natural deslumbrante como ponto de partida, tiram dias para apenas observar a natureza, seus ângulos, suas formas, movimentos e barulhos. Essas mesmas mãos que bordam, vão antes tocar os troncos das árvores, as folhas, para conhecer intimamente a mensagem de cada uma das suas expressões e colocá-las carinhosamente nas ilustrações que serão depois admiradas Brasil afora.

IMG_1158

Enquanto bordam, contam contos, “causos”, histórias e mitos da região, do sagrado Rio São Francisco, do apito do vapor, trocam impressões, compartilham sensações. Fazem sua arte de forma intrinsicamente natural, sem esforço e afirmam: “estamos bordando a vida. Fazemos isso o tempo todo, conversando, ouvindo, dormindo. Nos transformamos no próprio bordado”.  Coisa linda de se ver e de sentir!

IMG_1166

Tamanha entrega e compromisso com a arte natural e espontânea teve o reconhecimento de diversos artistas que decidiram somar à suas obras o amoroso toque dos Dumont. Maria Bethânia, Ziraldo, Jorge Amado, o famoso estilista de moda Ronaldo Fraga, entre outros, usufruíram dessa beleza para contar algo mais a seus admiradores.

Capa do CD da cantora Maria Bethânia

Capa do CD da cantora Maria Bethânia

Falaremos mais por aqui sobre essa talentosa e charmosa família. E aproveitamos para dar uma feliz notícia: teremos oficina de bordado Matizes Dumont em setembro aqui no Charms Ateliê. Estamos super animados! Garanta sua vaga, fale com a gente.

Charms Ateliê recebe o Clube das Amigas do Retalho

No último sábado, o Charms Ateliê recebeu o encontro das artesãs do Clube Amigas do Retalho, que se reúnem mensalmente para uma gostosa troca de experiências, acompanhada de muita alegria, boas ideias e também um propósito específico: unir a arte com o compartilhar.

Discussão

 

 

 

 

Realmente, o assunto que conecta essas moças é o patchwork, mas o que as move vai além. De tempos em tempos, elas se utilizam de muito talento para apoiar algumas instituições de caridade por meio da doação de peças que além de úteis para quem as recebe, levam consigo muito carinho e amor, os mesmos com as quais foram feitas. Nessa última edição, cento e vinte gorros foram feitos para serem entregues ao Sanatório Nossa Senhora das Mercês, em Campos do Jordão.

Maria Cecília Brusi, artesã e professora de patchwork básico

Maria Cecília Brusi, artesã e professora de patchwork básico, mostrando o gorro para doação.

Essas moças são orgulhosas de pertencer a esse Clube que já tem 10 anos desde a sua formação. Grande parte compartilha seus conhecimentos ministrando cursos de artesanato e professando a graça do patchwork para as suas pupilas.

As artesãs Wilma Nojima Sato e Glória Jacinto.

As artesãs Wilma Nojima Sato e Glória Jacinto.

Nesse mesmo dia, Valéria Ayub, atualmente uma das coordenadoras do grupo, fez questão de “dar uma filosofada” – segundo palavras dela – para lembrar a todas que o que elas fazem é arte, e arte significa expressão e entrega, significa colocar você no trabalho, colocar o amor que está em você no que está sendo feito e que isso merece ser reconhecido, começando pela aceitação desse fato pelas próprias artesãs.

FullSizeRender

Obrigada pelo carinhoso lembrete, Valéria. O patchwork e o artesanato de forma geral é a expressão de uma ideia em forma de amor. Todas as expressões são bem vindas e devem ser reconhecidas! O Charms Ateliê apoia todos os movimentos artísticos espalhados por aí!

Saiba mais sobre cursos de artesanato, trabalhos manuais, aulas de patchwork entre outros: www.charmsatelie.com.br, fone 11 3875.4397, email: charms@charmsatelie.com.br.

Workshop Quiltado de Plumas (Feather) com Marcia Baraldi

Workshop Marcia Baraldi

O Charms Ateliê tem o prazer de receber e oferecer no dia 21 de julho  o workshop de quilting com a Marcia Baraldi. 

Aproveitem: as inscrições estão abertas e lembrem-se que as vagas são limitadas. 

Não deixem para a ultima hora.

Informações, conteúdo, programação e preços por telefone (11) 3875.4397 ou no e-mail charms@charmsatelie.com.br

Aula de Manejo de Maquina de Costura doméstica e seus acessórios

Curso de manejo no Charms Atelie , vc que quer e ou precisa conhecer melhor sua maquina de costura, não pode ficar fora dessa!!
Novo curso no Charms Ateliê: ” Aprenda como usar as maquinas e os acessórios da sua maquina de costura Janome” . Pensando na dificuldade que temos em usar todos os acessórios que acompanham a máquina de costura doméstica ou aqueles que adicionais que adquirimos e não usamos ainda, nosso ateliê está oferecendo aula de manejo em máquinas de costura Janome.
Estas aulas servirão para você entender melhor sua maquina e usar corretamente os seus acessórios, facilitando seu trabalho com a maquina.
Para estas aulas, contamos com a experiência e conhecimento da professora Berenice Xavier, que a alguns anos vem trabalhando no mercado e na indústria de máquina de costura doméstica.
Se sua maquina não é Janome,  não se preocupe,  informe o modelo e a marca de sua maquina para nós, informaremos à professora e poderemos verificar a disponibilidade para montar uma turma exclusiva.
As aulas são ministradas mensalmente. Informe qual modelo e marca da maquina quer fazer o curso. Consulte as datas e horários marcados.
Façam suas reservas e inscrições na nossa loja à rua Tanabi, 171 – bairro Agua Branca – SP, ou para maiores informações: (11) 3875.4397 ou por email charms@charmsatelie.com.br ou mande uma mensagem inbox pelo facebook  https://www.facebook.com/charms.atelie

Cursos e Horários

Os cursos que temos no Ateliê são:

1)      Patchwork:  temos aulas todos os dias na seguinte grade de horários:

manhã:  3a., 5a. ; 6a. feira  ou sábado das 9 as 12 h

tarde:     3a. à 6a. feira das 13:30 as 16:30 h

noite:       4a. feira das 18:30 as 21:30 h.

2)      Quilting livre à maquina: 3ª ou 4ª Feira das 9 às 12h ( este curso é oferecido 1 vez por mês – agende com antecedência – consulte as datas oferecidas no mês)

3)      Bordado livre:  5ª. Feira das 13:30 às 16:30 h. ou na 4ª. Feira das 18:30 as 21:30 h.

4)      Cartonagem e Encadernação:  3ª. Feira das 9 as 12h ou das das 13:30 às 16:30 h ou 4ª. feira das 9 às 12 h.

5)      Corte e costura: 2a. feira das 13:30 às 16:30 h.

6)      Bonecas e  Bolsas: 4a. e 5a. feira a tarde das 14:00 às 17:00 h.

7)      Manejo de maquina de costura e acessórios – sábado das 9 as 12 h ou na sexta-feira das 9 às 12  ou das 13:30 às 16:30 h. (Os cursos são fechados por turma e tipo de maquina – informe modelo e Marca da maquina – o Aluno poderá trazer sua maquina para fazer a aula)

Todos os cursos tem duração de 3 h , 1 vez por semana.

Consulte-nos para maiores informações.  ( 11) 3875.4397  ou por email charms@charmsatelie.com.br

Workshop de bordado francês com Muriel Dias, no Charms Ateliê.

O Charms Ateliê estará recebendo neste mês a visita da Muriel Dias, proprietária do Le Petit Atelier em Florianópolis, para realizar um workshop de bordado tradicional francês.   A Muriel é apaixonada por trabalhos manuais, principalmente o bordado francês.

Unindo esta paixão à vontade de dividir estas experiências com suas alunas, ela trará para o Charms Ateliê os kits de bordados exclusivos que comercializa em seu ateliê. Os kits serão vendidos na loja e você poderá escolher o seu e passar um dia inteiro bordando. Avise suas amigas.

Serão três dias a escolher:  27, 28 ou 29 de Março. As aulas serão das  9:00 às 17:00 com pausa para almoço das 12:00 às 14:00.

As reservas e informações poderão ser feitas pelo telefone (11) 3875-4397 ou diretamente no ateliê que fica na Rua Tanabí, 171 no Bairro Água Branca – São Paulo . As vagas são limitadas. Aguardamos vocês!

Workshop - Le Petit Atelier

Sucesso na Inauguração!

Charms Atelie

Foram 03 meses de muito trabalho, pesquisa, incentivo dos filhos, amigos e professoras, uma idéia que foi crescendo ao longo do tempo, e que agora se concretiza para finalmente se tornar um espaço de trabalho agradável e aconchegante.

Dia 8 de fevereiro, inauguramos nosso cantinho. Foi um dia especial de muita alegria! Muitas alunas, professoras e amigos vieram conhecer o Ateliê. A ansiedade foi tamanha que muitas horas de trabalho, carinho e dedicação, valeram à pena. O dia estava lindo, mas que calor!!!!   Só não estava maior do que o calor do carinho de todos os que foram nos prestigiar. Tinha picolé, biscoitos, torradas, geléia, bolos, sucos, água aromatizada geladinha… Foi um sábado muito gostoso!!!  Foi uma festa incrível, um sucesso!!!!

Continue lendo

Charms Ateliê

Charms Ateliê
Ateliê

Somos uma família de pessoas criativas,  apaixonadas por trabalhos manuais, feitos com carinho e capricho.  Motivados por estas habilidades pelo desejo de criar um espaço para proporcionar aprendizado, aconchego, fazendo o que gosta, criamos o Charms Ateliê.

Charms Ateliê foi criado não só para oferecer aulas de patchwork e trabalhos manuais, mas sim um ponto de encontro agradável e aconchegante onde podem se sentir a vontade para criar e trocar idéias sobre seus trabalhos. Você vai encontrar salas equipadas e climatizadas, um show room com tecidos nacionais e importados, acessórios para patchwork e tudo mais que você vai precisar para produzir seus trabalhos manuais. O mais importante, encontrará uma equipe e professoras capacitadas e apaixonadas pelo que fazem.

 

Venha nos fazer uma visita, conhecer nossa loja e tomar um chá ou café conosco!